Conheça Natal



Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, foi fundada às margens do Rio Potengi em 1599, nas proximidades do Forte dos Reis Magos. Edificada em uma área de 167.264 km² e com população estimada, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE) de 2016, em 877.662 habitantes, é conhecida por seus diversos ícones socioculturais e gastronômicos, bem como por suas belezas naturais. A esse respeito, destacam-se as praias (como as de Ponta Negra, do Meio, dos Artistas e do Forte), as dunas, as lagoas e os parques. A culinária natalense, apesar de simples, é bastante diversificada, composta por preparações com frutos do mar, a exemplo da caldeirada, assim como por pratos típicos da culinária sertaneja, a exemplo da carne de sol com arroz de leite.

A cidade é divulgada como Cidade do Sol — ou Noiva do Sol, Capital Espacial do Brasil, Capital Mundial do Buggy, Terra do Camarão e Londres Nordestina — pelo fato de ser privilegiada pela constante incidência solar (com temperatura média anual de 26 °C, podendo chegar a 30 °C no verão), que só fica escassa durante o período chuvoso, incluindo os meses de maio a julho. Além de possuir relação intrínseca com o sol e o mar, a capital potiguar conta com um dos ares mais puros da América do Sul e um dos litorais mais belos do Brasil. Além disso, trata-se de um lugar habitado por um povo bastante acolhedor.

Dentre as praias, Ponta Negra é a mais badalada da cidade. Além de ser própria para banho, dispõe de ampla rede hoteleira, variedade de restaurantes, opções de boates e, por conseguinte, agitada vida noturna. Contudo, as praias mais paradisíacas do Estado ficam a poucos quilômetros da capital, dentre as quais se destacam, ao sul, Búzios e Barra de Tabatinga e, ao norte, as dunas de Genipabu. Além dessas, ainda há a Praia da Pipa, que possui prestígio internacional e se localiza a cerca de 85 Km de Natal. A partir dessas informações, em suma, pode-se depreender o que há de melhor no Rio Grande do Norte.


Mapa da UFRN

Compartilhar com